Bem-vindos ao nosso blog de Memória Operacional e Aprendizado. Obrigado pelo seu interesse em nossa pesquisa.

Esse blog foi especificamente desenvolvido para pais, professores, autoridades educacionais e quaisquer outras pessoas envolvidas em ambientes escolares ou interessadas em memória operacional e aprendizado. Ele vai explicar o conceito de memória operacional no nosso dia-a-dia e principalmente no contexto escolar. Depois de lê-lo você vai ter um melhor entendimento do que é memória operacional e como ela se relaciona ao desempenho escolar da criança. Igualmente, nós queremos explicá-los as razões que motivaram este grande projeto de pesquisa, e do que ele se constituirá.

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Memória Operacional e Inteligência (QI)

A memória operacional e a inteligência são fortemente relacionadas, porém, diferem em um importante aspecto. Medir a memória operacional de uma criança nos dá uma indicação do seu potencial de aprendizado, enquanto o teste de QI normalmente testa o conhecimento que a criança préadquiriu em casa ou na escola.

No estudo que conduzimos no Brasil, nós descobrimos que crianças criadas em áreas com menos recursos tiveram um pior desempenho em Medidas de QI Verbal (vocabulário) quando comparadas a crianças provindas de famílias mais ricas. No entanto, os dois grupos não diferiram em nada no que se refere às medidas de memória operacional. Esse estudo mostra que os testes de memória operacional não buscam obter informações sobre conhecimento adquirido — pelo menos, não tanto quanto os testes de QI — e sim, procuram medir a capacidade ou potencial da criança de adquirir e processar novas informações (Engel, Santos, e Gathercole).



Engel, P. M. J., Santos, F. H., & Gathercole, S. E. (2008). Are working memory measures free of socioeconomic influence? Journal of Speech Language and Hearing Research, 51(6), 1580-1587.