Bem-vindos ao nosso blog de Memória Operacional e Aprendizado. Obrigado pelo seu interesse em nossa pesquisa.

Esse blog foi especificamente desenvolvido para pais, professores, autoridades educacionais e quaisquer outras pessoas envolvidas em ambientes escolares ou interessadas em memória operacional e aprendizado. Ele vai explicar o conceito de memória operacional no nosso dia-a-dia e principalmente no contexto escolar. Depois de lê-lo você vai ter um melhor entendimento do que é memória operacional e como ela se relaciona ao desempenho escolar da criança. Igualmente, nós queremos explicá-los as razões que motivaram este grande projeto de pesquisa, e do que ele se constituirá.

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A Memória Operacional e o Aprendizado

Um grande projeto de pesquisa conduzido em Luxemburgo (Europa) já evidenciou que a capacidade da memória operacional aos seis anos de idade pode prever o desempenho escolar da criança dois anos depois (Engel, 2009).

Além da memória operacional, medidas de QI também foram testadas nessas mesmas crianças de seis anos de idade. Dois anos depois, elas foram avaliadas no seu vocabulário nativo, aprendizado de uma língua estrangeira, leitura, escrita e matemática. A capacidade de memória operacional aos seis anos mostrou-se extremamente relacionada ao desempenho da criança nas áreas de aprendizado previamente citados quando elas alcançaram os seus oito anos de idade. Portanto, as medidas de memória operacional predisseram melhor o desempenho escolar da criança do que as medidas de QI.

Essa pesquisa mostra que a memória operacional é uma importante habilidade que a criança precisa desenvolver para ser bem-sucedida na escola.



Engel, P. M. J. (2009). Working Memory and Learning: A 3-Year Longitudinal Study of Children Growing Up In a Multilingual Environment. PhD Thesis: University of York.