Bem-vindos ao nosso blog de Memória Operacional e Aprendizado. Obrigado pelo seu interesse em nossa pesquisa.

Esse blog foi especificamente desenvolvido para pais, professores, autoridades educacionais e quaisquer outras pessoas envolvidas em ambientes escolares ou interessadas em memória operacional e aprendizado. Ele vai explicar o conceito de memória operacional no nosso dia-a-dia e principalmente no contexto escolar. Depois de lê-lo você vai ter um melhor entendimento do que é memória operacional e como ela se relaciona ao desempenho escolar da criança. Igualmente, nós queremos explicá-los as razões que motivaram este grande projeto de pesquisa, e do que ele se constituirá.

Basta clicar no tópico de interesse e você achará as informações escolhidas na parte de baixo da sua tela (use o scroll drown)



O que é a Memória Operacional

A memória operacional é uma função do nosso cérebro. Mais especificamente é a nossa capacidade de lembrar e processar informações ao mesmo tempo. Se comparássemos um cérebro a um computador, a nossa memória operacional corresponderia à memória RAM do CPU (processador). Uma outra maneira de visualizar a memória operacional seria como se ela fosse o equivalente a um tipo de caderno de anotações mental que nós usamos para armazenar e acessar informações importantes do nosso dia-a-dia.

Fazer cálculos de cabeça é uma atividade que nos dá um bom exemplo de quando precisamos usar a memória operacional. Tente multiplicar 56 por 17 sem usar lápis e papel, ou calculadora. Primeiro você tem que manter os dois números 56 e 17 na sua memória operacional, depois então você precisa aplicar regras matemáticas previamente aprendidas (por exemplo, 56 vezes 10 e 56 vezes 7) que lhe trarão novos números, os quais novamente você precisará manter na sua memória operacional até que enfim seja apto a encontrar a resposta correta.

Sem a nossa memória operacional, nós não seriamos capazes de resolver de cabeça esse complicado problema matemático. Para resolvê-lo, é preciso armazenar informações iniciais (por exemplo, os números individuais), enquanto, ao mesmo tempo, são processadas outras informações (por exemplo, multiplicar ou somar números).