Bem-vindos ao nosso blog de Memória Operacional e Aprendizado. Obrigado pelo seu interesse em nossa pesquisa.

Esse blog foi especificamente desenvolvido para pais, professores, autoridades educacionais e quaisquer outras pessoas envolvidas em ambientes escolares ou interessadas em memória operacional e aprendizado. Ele vai explicar o conceito de memória operacional no nosso dia-a-dia e principalmente no contexto escolar. Depois de lê-lo você vai ter um melhor entendimento do que é memória operacional e como ela se relaciona ao desempenho escolar da criança. Igualmente, nós queremos explicá-los as razões que motivaram este grande projeto de pesquisa, e do que ele se constituirá.

Basta clicar no tópico de interesse e você achará as informações escolhidas na parte de baixo da sua tela (use o scroll drown)



O Nosso Atual Projeto de Pesquisa em Luxemburgo, Portugal e Brasil

Estamos atualmente conduzindo um grande estudo que envolve três diferentes países que têm falantes da Língua Portuguesa: Luxemburgo, Portugal e Brasil representados pela Universidade do Minho, a Universidade de Luxemburgo, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Uma das maiores metas do projeto é ter um melhor entendimento sobre os efeitos dos fatores ambientais no desenvolvimento da memória operacional das crianças. Essa pesquisa é importante, pois nos ajudará a desenvolver programas de prevenção e intervenção voltados a crianças com dificuldades de aprendizado.

A maioria das pesquisas em memória operacional foi conduzida em países de língua inglesa, por isso, é importante investigar se as descobertas dos Estados Unidos ou Reino Unido também se aplicam a outros países e características sócio-culturais.

O projeto tem benefícios práticos pois vamos adaptar uma grande gama de testes de memória operacional para a Língua Portuguesa, com a ajuda de um grupo multidisciplinar internacional. Nós esperamos que estes testes possam ser usados no futuro por professores ou outros profissionais com o objetivo de identificar com maior eficácia dificuldades de memória operacional em sala de aula.