Estamos atualmente conduzindo um grande estudo que envolve três diferentes países que têm falantes da Língua Portuguesa: Luxemburgo, Portugal e Brasil representados pela Universidade do Minho, a Universidade de Luxemburgo, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Uma das maiores metas do projeto é ter um melhor entendimento sobre os efeitos dos fatores ambientais no desenvolvimento da memória operacional das crianças. Essa pesquisa é importante, pois nos ajudará a desenvolver programas de prevenção e intervenção voltados a crianças com dificuldades de aprendizado.
A maioria das pesquisas em memória operacional foi conduzida em países de língua inglesa, por isso, é importante investigar se as descobertas dos Estados Unidos ou Reino Unido também se aplicam a outros países e características sócio-culturais.
O projeto tem benefícios práticos pois vamos adaptar uma grande gama de testes de memória operacional para a Língua Portuguesa, com a ajuda de um grupo multidisciplinar internacional. Nós esperamos que estes testes possam ser usados no futuro por professores ou outros profissionais com o objetivo de identificar com maior eficácia dificuldades de memória operacional em sala de aula.