A memória operacional é uma função do nosso cérebro. Uma das características mais fascinantes do cérebro é a sua grande flexibilidade. Isso significa que ele não é inteiramente predeterminado a partir do nascimento, mas muda através da vida de uma pessoa. Este caráter flexível se adapta às condições ambientais em que vive uma criança/pessoa.
Um bom exemplo disso é o fato de que uma pessoa com cegueira congênita ouça e sinta (tato) melhor do que uma pessoa com boa visão. Isso ocorre, pois a parte do cérebro que é “predeterminada” para a visão é “reorganizada” para suprir as necessidades de uma pessoa cega, visto que, ela não é exposta a estímulos visuais no seu ambiente. Quando se trata do cérebro de um deficiente visual, essa região cerebral passa a ser usada para outros fins (como para ouvir, tatear ou cheirar), o que explica o motivo deles comumente serem donos de melhor tato, olfato e audição que a média da população.
Desse modo, o cérebro pode ser comparado a um músculo que precisa ser treinado ou mesmo exposto a certos estímulos, caso queria funcionar de maneira ótima.
Algumas pesquisas bastante recentes mostraram que alguns programas de computador, cujo maior objetivo é o treinamento cognitivo, podem melhorar a memória operacional (veja nos artigos de Klingberg, Fernell, Olesen et al. 2005). Essa é uma fantástica descoberta que deve gerar importantes implicações quando se trata de ajudar crianças com dificuldades de memória operacional.
Quais os efeitos na memória operacional de uma criança que é criada em condições desprivilegiadas? — Essa é outra questão que vem ultimamente recebendo crescente atenção no meio científico. Afinal, crescer em um meio que dispõe de menos recursos é normalmente associado a um fraco desempenho acadêmico.
Há a possibilidade de que as crianças que crescem em condições desprivilegiadas possam vir a desenvolver baixas capacidades de memória operacional devido à falta de estímulo em seus ambientes. Nós estamos atualmente explorando em detalhes essa questão, uma vez que estamos realizando no Brasil um projeto de pesquisa de grande escala.
Bem-vindos ao nosso blog de Memória Operacional e Aprendizado. Obrigado pelo seu interesse em nossa pesquisa.
Esse blog foi especificamente desenvolvido para pais, professores, autoridades educacionais e quaisquer outras pessoas envolvidas em ambientes escolares ou interessadas em memória operacional e aprendizado. Ele vai explicar o conceito de memória operacional no nosso dia-a-dia e principalmente no contexto escolar. Depois de lê-lo você vai ter um melhor entendimento do que é memória operacional e como ela se relaciona ao desempenho escolar da criança. Igualmente, nós queremos explicá-los as razões que motivaram este grande projeto de pesquisa, e do que ele se constituirá.
Basta clicar no tópico de interesse e você achará as informações escolhidas na parte de baixo da sua tela (use o scroll drown)
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Tópicos
- A. Quem somos? (1)
- B. O que é a Memória Operacional (1)
- C. Memória Operacional e Inteligência (QI) (1)
- D. Medindo a Memória Operacional (1)
- E. A Memória Operacional e o Aprendizado (1)
- F. Por que Memória Operacional é tão Importante para o Aprendizado? (1)
- G. Memória Operacional e Dificuldades de Aprendizado Específicas (1)
- H. Os Efeitos do Ambiente na Memória Operacional (1)
- I. O Nosso Atual Projeto de Pesquisa (1)
- J. Quais as crianças que vão participar na pesquisa? (1)
- K. Quais são os benefícios em participar do projeto de pesquisa? (1)
- L. O que vai acontecer na pesquisa (1)
- M. Nos contatar (1)
- N. Informações adicionais (1)
- O. Resultados do Estudo Brasileiro (1)
- P. Resultados do estudo em Portugal e Luxemburgo (1)
- Q. AGRADECIMENTOS (1)