Bem-vindos ao nosso blog de Memória Operacional e Aprendizado. Obrigado pelo seu interesse em nossa pesquisa.

Esse blog foi especificamente desenvolvido para pais, professores, autoridades educacionais e quaisquer outras pessoas envolvidas em ambientes escolares ou interessadas em memória operacional e aprendizado. Ele vai explicar o conceito de memória operacional no nosso dia-a-dia e principalmente no contexto escolar. Depois de lê-lo você vai ter um melhor entendimento do que é memória operacional e como ela se relaciona ao desempenho escolar da criança. Igualmente, nós queremos explicá-los as razões que motivaram este grande projeto de pesquisa, e do que ele se constituirá.

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Os Efeitos do Ambiente na Memória Operacional

A memória operacional é uma função do nosso cérebro. Uma das características mais fascinantes do cérebro é a sua grande flexibilidade. Isso significa que ele não é inteiramente predeterminado a partir do nascimento, mas muda através da vida de uma pessoa. Este caráter flexível se adapta às condições ambientais em que vive uma criança/pessoa.

Um bom exemplo disso é o fato de que uma pessoa com cegueira congênita ouça e sinta (tato) melhor do que uma pessoa com boa visão. Isso ocorre, pois a parte do cérebro que é “predeterminada” para a visão é “reorganizada” para suprir as necessidades de uma pessoa cega, visto que, ela não é exposta a estímulos visuais no seu ambiente. Quando se trata do cérebro de um deficiente visual, essa região cerebral passa a ser usada para outros fins (como para ouvir, tatear ou cheirar), o que explica o motivo deles comumente serem donos de melhor tato, olfato e audição que a média da população.

Desse modo, o cérebro pode ser comparado a um músculo que precisa ser treinado ou mesmo exposto a certos estímulos, caso queria funcionar de maneira ótima.

Algumas pesquisas bastante recentes mostraram que alguns programas de computador, cujo maior objetivo é o treinamento cognitivo, podem melhorar a memória operacional (veja nos artigos de Klingberg, Fernell, Olesen et al. 2005). Essa é uma fantástica descoberta que deve gerar importantes implicações quando se trata de ajudar crianças com dificuldades de memória operacional.

Quais os efeitos na memória operacional de uma criança que é criada em condições desprivilegiadas? — Essa é outra questão que vem ultimamente recebendo crescente atenção no meio científico. Afinal, crescer em um meio que dispõe de menos recursos é normalmente associado a um fraco desempenho acadêmico.

Há a possibilidade de que as crianças que crescem em condições desprivilegiadas possam vir a desenvolver baixas capacidades de memória operacional devido à falta de estímulo em seus ambientes. Nós estamos atualmente explorando em detalhes essa questão, uma vez que estamos realizando no Brasil um projeto de pesquisa de grande escala.