Bem-vindos ao nosso blog de Memória Operacional e Aprendizado. Obrigado pelo seu interesse em nossa pesquisa.

Esse blog foi especificamente desenvolvido para pais, professores, autoridades educacionais e quaisquer outras pessoas envolvidas em ambientes escolares ou interessadas em memória operacional e aprendizado. Ele vai explicar o conceito de memória operacional no nosso dia-a-dia e principalmente no contexto escolar. Depois de lê-lo você vai ter um melhor entendimento do que é memória operacional e como ela se relaciona ao desempenho escolar da criança. Igualmente, nós queremos explicá-los as razões que motivaram este grande projeto de pesquisa, e do que ele se constituirá.

Basta clicar no tópico de interesse e você achará as informações escolhidas na parte de baixo da sua tela (use o scroll drown)



O que vai acontecer na pesquisa

Pesquisadores treinados irão nas escolas das crianças participantes para testá-los. As atividades durarão no total, cerca de 2 horas, que será dividido em pequenas sessões. Essas sessões serão definidas de acordo com os horários de aula, tomando cuidado para que não haja maiores prejuízos na rotina escolar.

Os testes serão apresentados à criança como se fosse um jogo, envolvendo na maior parte do tempo tarefas de memória e linguagem. Em um dos testes, por exemplo, vão ser mostradas figuras de objetos (ex: um prato) e a criança deverá dar o nome do objeto. Em outro teste, a criança irá ouvir uma seqüência de números (ex: 3-5-1-7) e lhe será pedido para repeti-los na ordem exata. Alguns dos testes serão conduzidos com o uso de um computador, como se fosse um videogame. Além disso, solicitaremos ao professor (a) que nos dê um parecer geral sobre o desempenho escolar da criança.
Nós também iremos pedir que o responsável da criança preencha um questionário que trará perguntas relacionadas ao ambiente social e os antecedentes de saúde geral da criança.

Todos os resultados serão tratados com total confidencialidade. Ninguém, além dos principais pesquisadores, terá acesso aos resultados e às informações concedidas no questionário, a não ser que uma autorização por escrito seja assinada. Além disso, os resultados serão tratados de forma anônima. Podemos assegurar que os resultados não trarão nenhuma conseqüência negativa para as escolas, pais ou crianças participantes. Nomes nunca se tornarão públicos.