Bem-vindos ao nosso blog de Memória Operacional e Aprendizado. Obrigado pelo seu interesse em nossa pesquisa.

Esse blog foi especificamente desenvolvido para pais, professores, autoridades educacionais e quaisquer outras pessoas envolvidas em ambientes escolares ou interessadas em memória operacional e aprendizado. Ele vai explicar o conceito de memória operacional no nosso dia-a-dia e principalmente no contexto escolar. Depois de lê-lo você vai ter um melhor entendimento do que é memória operacional e como ela se relaciona ao desempenho escolar da criança. Igualmente, nós queremos explicá-los as razões que motivaram este grande projeto de pesquisa, e do que ele se constituirá.

Basta clicar no tópico de interesse e você achará as informações escolhidas na parte de baixo da sua tela (use o scroll drown)



Resultados do estudo em Portugal e Luxemburgo

Este projecto envolveu 56 crianças portuguesas- de 7 e 8 anos- que frequentam o segundo ano nas escolas públicas em Braga, Esposende e Vila Praia de Âncora, e 68 crianças portuguesas de 7 e 8 anos- que frequentam o segundo ano nas escolas públicas em Bissen, Larochette, Differdange, Diekirch, Ettelbruck e Colmar-Berg em Luxemburgo.
Os pais das crianças foram entrevistados de forma a obter informações acerca do seu estatuto sócio-económico e grau de estimulação cognitivo-linguística promovida em casa.

Cada criança foi avaliada por um investigador devidamente treinado para aplicar uma bateria de testes que exploram competências cristalizadas (vocabulário e compreensão da linguagem) e diferentes áreas da inteligência fluída (memória, atenção, raciocínio indutivo). Adicionalmente, os professores das crianças avalidadas preencheram um questionário individual fornecendo informações acerca do progresso académico de cada criança.

Neste momento terminámos a recolha dos dados da 2a Parte do Projecto, estando a decorrer a fase da análise dos dados estatisticamente. Brevemente serão colocados os resultados deste estudo no blogue.